6 de outubro de 2009

Chegada.

Bem, tenho que fazer um post quanto a minha chegada à cidade de Valladolid, capital da comunidade Independente de Castilla y Léon. Momento em que, como diria o personagem Xavier em O Albergue Espanhol, a cidade ainda está virgem aos meus olhos e a minha vivência.

Primeira semana, semana esta de comemoração do festival de San Lourenzo, bem, admito que não entendia muito bem do que se tratava e na verdade ainda não entendo, o fato é que nunca fui muito bom com eventos comemorativos, sejam lá de que tipo, mas foi um evento que realmente mobiliza a cidade, ao ponto de pensar que talvez seja o maior evento da cidade. Muitos devem pensar, porque não pesquisar sobre isto ou perguntar aos moradores, bem, a verdade é que não me agrada fazer isto, prefiro descobrir por mim mesmo, vivendo ao máximo o lugar.

Tenho pelo menos 3 principais pontos, do evento a destacar:

Em primeiro, as festas, a cidade não só não dormia, fato que ocorre todos os dias, como também, foi montada uma enorme estrutura de shows, na Plaza Mayor, ponto característico das cidades espanholas, uma enorme estrutura para a venda de bebidas, várias tendas ao longo do centro histórico da cidade, vendendo não só bebidas como também alimentos claro, onde uma caña (chopp aqui na Espanha), poderia vir a custar 1 euro.

Mas além de simples tendas, existia um sistema de equipes, cada tenda pertencia a uma equipe, que comprava uma determina quantidade de álcool para consumo próprio, e parte para a venda. Pelo menos foi assim que eu entendi. Estas tendas me agradavam muito mais que os bares propriamente ditos, que no meu conceito de Bar, estão muito longe de ser isso, e em um deles, inclusive, cheguei a ser barrado por estar com uma camisa da seleção brasileira.

Em segundo, os eventos folclóricos, danças, apresentações musicais e o que mais me agradou, mas que infelizmente não pude ver de dentro da arena, que foi a tourada, pouco me importa a opinião alheia, quanto ao que ocorre nas touradas, errado ou não, desumano ou não, violento ou não, é um dos maiores eventos que já “parcialmente presenciei”, é um evento, que move desde o espírito do toureiro a atmosfera que envolve a arena, no meu caso, a da Plaza De Toros:


Por ultimo, o evento multimídia do festival, que eu e mais dois amigos presenciamos por puro acaso. Estávamos com o guia do festival em mão e enquanto um de meus amigos o estava folheando, se deparou com o nome desse evento, isso no ultimo dia do festival, Evento Multimídia na Plaza de San Pablo, não sabíamos do que se tratava, muito menos onde era a tal praça, decidimos ir credo na possibilidade de ser algo relativo a tecnologia, gadgets, ou algo do tipo, tolo engano.

Depois de algumas informações chegamos a Plaza de San Pablo, o lugar estava lotado, com pelo menos dezenas de projetores voltados para a fachada da belíssima Igreja de San Pablo, tratava-se na verdade de uma apresentação através de projeções sobre a fachada, contando a história de San Pablo. Evento este, que com certeza entra no meu Top 3 de melhores apresentações que já vi na minha vida.

Seguem algumas fotos:

Hasta Luego!

3 comentários:

Bruno O. Barros disse...

Esse esquema de projetar em fachada é o máximo em integração entre arquitetura e motion design.

Um vídeo que você vai gostar:
http://www.youtube.com/watch?v=I8-kqovVjss

Lauro Espíndola disse...

Gostei do vídeo, mas a apresentação que eu vi foi muito melhor, principalmente por causa da história que acompanhava, e tinha muitos efeitos bem mais bem feitos, é que não quis colocar muitas fotos.

Falow!

Mirella disse...

que esnobe que vc anda baby, com o seu " a apresentação que eu vi foi muito melhor" :p

hahahaha

mas já aproveitando o ensejo do "melhor", espero que vc me mostre o melhor de Valladolid! :p
tipo as lojas ;)
hahahahaha

te amo!